Veja aqui termos comuns ao universo de Google Analytics
Google Analytics é uma ferramenta muito útil para medição e otimização do seu site ou aplicativo. Ainda assim, a quantidade de gráficos e termos diferentes pode fazer com que seja intimidante!
Compilamos uma lista de vocabulário típico de Google Analytics para te ajudar e desmistificar a ferramenta!
Conversão
Tudo o que você considera que seja um objetivo a ser alcançado. Não precisa ser um valor monetário, porque realmente depende do objetivo do seu negócio.
Por exemplo: para um e-commerce poder ser uma venda, para um blog pode ser tempo em página. Outros exemplos comuns são: inscrição em uma newsletter, download de algum arquivo ou compartilhamento em redes sociais.
Dimensão
São atributos que organizam os seus dados. Exemplos seriam: países, gênero, idade, páginas, navegador, etc.
Cookie
Um pedacinho de código salvo pelo seu navegador que atua como um rastreador para identificação do usuário.
Eventos
Tudo que acontece no seu site e é registrado dentro do GA4. Exemplos: página vista, click en link, ver um video, scroll down, download, etc.
Obs: o equivalente no Universal Analytics seria o ‘Hit‘.
Hit
Tudo que acontece no seu site e é registrado dentro do Universal Analytics. Exemplos: visualização de página e de comércio eletrônico.
Obs: o equivalente no GA4 é ‘Evento‘.
Métricas
De um jeito bem símples, são numeros que contam alguma coisa. Por exemplo: a quantidade de novas sessões, ou novos usuários.
Toda vez que a pergunta é algo na linha de: Quantas pessoas/sessões/etc…? e a resposta é uma quantidade, é uma métrica.
Obs: nem todos os números são métricas. Por exemplo, os blocos de idade são representados por números (18 anos, 20 anos, 30 anos…), e são dimensões. Agora, o número de pessoas de uma determinada idade realizando uma ação: métrica.
Segmento
Um filtro que organiza os usuários, sessóes ou hits em subconjuntos. Exemplos: usuários que compraram ateriormente, sessões em que aconteceu uma compra, vendas maiores que R$10, etc
Sessões
Número de vezes que o seu site foi visto. Não é o mesmo que número de pessoas, já que se uma mesma pessoa entra no seu site em duas ocasiões diferentes, conta como duas sessões.
Sessões Engajadas
Número de visitas que duraram mais de 10 segundos, que tiveram um evento de conversão, ou que tiveram duas ou mais visualizacões de página.
Basicamente: gente que tenha visitado sua web e tenha de fato passado visto coisas, lido artigos, etc.
Taxa de Engajamento
Porcentagem de sessões com interações.
Usuários
A explicação mais fácil é que é cada uma das pessoas que visitam seu site. Entretanto, o que identifica um usuário é uma combinação de cookie, conta google, etc. Uma pessoa que já há visitado o seu website e, por exemplo, acessa com uma janela anônima seria identificada como um novo usuário.
Faltou alguma palavra? Você se deparou com algum termo que não está nessa lista?
Deixa nos comentários que a gente te explica! 🙂