Google recomenda o uso de PROPRIEDADE DE AUTOR

Google recomenda o uso de PROPRIEDADE DE AUTOR

Veja o que é e como usar a propriedade de autor

Dados estruturados já fazem parte da nossa vida de SEO. Se você não sabe do que estou falando, eles são códigos adicionados à cada uma das suas páginas que fornecem informações estruturadas aos sites de busca. Esses códigos facilitam a categorização do seu site e a exibição de elementos extras nos resultados de busca.

A entidade responsável pela publicação desse formato estruturado é a Schema.org, sendo uma comunidade colaborativa que conta com a participação do Google, Microsoft, Yahoo, Yandex e muito mais. Sugiro você dar uma olhada nesse artigo aqui.

Porque usar dados estruturados de AUTOR?

Exemplo de schema

Para clarificar uma coisa, a propriedade de Autor não é nova. O que é novo, é o pedido do Google para que a usemos em adição aos dados estruturados de artigo!

O maior objetivo do uso dos dados de autor é ajudar o Google a eliminar ambiguidades e diferenciar escritores com nomes semelhantes.

Outra vantagem é que ela reúne todas as informações referentes ao autor do artigo, como suas redes sociais, outros websites que contribui, publicações, etc. Assim, aumentar as possibilidades de que saia um snippet como o demonstrado aqui.

Essa função também pode ser cumprida pelo sameAs, porém agora, a propriedade de Autor assume essa função de maneira mais completa e direta.

Não sei o que você acha, mas por ter sido recomendada pelo Google assim, imagino que seja mais eficiente.

Essa propriedade deve apontar para a biografia do autor já que os determinantes de qualidade de um site do Google normalmente são manualmente instruídos a buscar por essas páginas.

Como usar a propriedades de Autor

Tenha certeza de que a página de biografia ofereça a maior quantidade de informações possíveis sobre o autor. Uma página com pouca informação pode ser responsável por classificar seu conteúdo como fraco! Veja a recomendação do Google para evitar confusão com autores com nomes semelhantes:

John Mueller

“Então, minha recomendação aqui seria pelo menos um link para uma página em comum (…) onde você diz tudo que se reúne para este autor. Poderia ser algo como uma página de perfil de rede social, por exemplo, e usar isso nas diferentes páginas de autor que você tem quando está escrevendo, de modo que quando nossos sistemas olharem para um artigo e virem uma página de autor associada a ele, eles podem reconhecer que este é o mesmo autor da pessoa que escreveu outra coisa. E podemos agrupar isso por entidade, e fazemos isso com base talvez neste perfil comum de rede social que existe. ”

John Mueller, Analista de Tendências Webmaster no Google

Abaixo deixamos para você um exemplo simples de uma propriedade de autor que você pode usar nos artigos do seu blog. Você pode adicionar mais elementos como data e local de nascimento, de falecimento, etc. Ele pode ser bem mais completo, mas evite colocar menos informação do que está aqui. Basta substituir os textos que estão em verde pelo que se pede:

<script type="application/ld+json">
{
  "@context": "https://schema.org",
  "@type": "Article",
  "mainEntityOfPage": {
    "@type": "WebPage",
    "@id": "A URL DO SEU POST"
  },
  "headline": "O NOME DO SEU ARTIGO",
  "image": "A URL DE ALGUMA IMAGEM DO SEU ARTIGO",  
  "author": {
    "@type": "Person",
    "name": "NOME DO AUTOR",
"description": "UMA BREVE DESCRIÇÃO RELEVANTE DO AUTOR", "url": "URL DA BIO DO AUTOR",
"sameAs": "URL DO PERFIL DA REDE SOCIAL" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "PODE SER A URL GERAL DO SEU BLOG", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "A URL DO LOGO DO SEU BLOG" } }, "datePublished": "AAAA-MM-DD", "dateModified": "AAAA-MM-DD" } </script>

Onde adicionar dados estruturados no seu post

Existem algumas opções para adicionar dados estruturados aos seus artigos. Existem uma série de plugins que preenchem Schema para você, como por exemplo o Yoast!. Entretanto, se você quiser um maior controle dos dados estruturados do seu site, eu recomendaria adicionar os seus dados Schema manualmente.

Para fazer de maneira manual, se você entende mais de programação, basta adicionar entre as etiquetas <HEAD> e </HEAD> do artigo. Outra opção é através da criação de um elemento HTML personalizado no início do seu texto.

Vejo por aí muita gente que recomenda implementar Schema com o Google Tag Manager. Eu diria para evitar, porque apesar de funcionar bem para buscas no Google, pode limitar um pouco ou não funcionar corretamente nas buscar realizadas por outros sites.

Como saber se os dados estruturados estão corretos?

Para verificar se estão corretos eu recomendaria passar por duas ferramentas:

Validador de Marcadores: Esse site validará os dados estruturados do seu site, verificar se tem algum erro como, por exemplo se falta uma vírgula ou um colchete.

Teste de resultados avançados: Esse teste verifica se os dados estruturados que você colocou no seu site são suficiente para mostrar nos resultados enriquecidos das buscas do Google.

Para concluir, é sempre bom passar o seu post pelos dois já que cada um verifica uma coisa diferente. Espero um dia que o Google criará uma ferramenta que faça os dois, mas por enquanto, passamos pelos dois.

Espero que esse post tenha contribuido para que você domine o mundo dos dados estruturados! Eles estão aí e são peças importantes para o SEO e os resultados de busca.

Se tiver alguma dúvida ou alguma coisa que não ficou claro, por favor fique a vontade para perguntar nos comentários abaixo!