O novo recurso de Google para impulsionar o posicionamento e mais uma maneira para você deixar sua página mais atrativa nas buscas


Se você usa social media você deve estar ciente do o conceito de Stories encontrado em plataformas como o Instagram, Facebook, YouTube e Whatsapp. O Google não podia ficar para trás e lançaram recentemente o Web Stories ou Histórias da Web.

As Web Stories são um formato de narrativa em tela cheia. Apesar de terem uma estética e experiência muito similar àquela encontrada nas redes sociais, o objetivo principal é oferecer uma breve apresentação visual do seu conteúdo.

Outra diferença é que elas não expiram ou desaparecem depois de um tempo online. Elas permanecem no seu website e podem aparecer como parte de Resultados Enriquecidos em uma busca relevante ao seu conteúdo feita por celular.

Exemplos de como as Web Stories apareceriam em uma busca

Em resultados únicos, como parte da descrição de sua página, no mesmo lugar onde normalmente aparece a imagem destacada. Disponível em buscas em todo o mundo e em qualquer idioma

Nas buscas de imagens em todo o mundo e em qualquer idioma

Em visualização em grade nos resultados enriquecidos de Visual Stories. Até a presente data, este tipo de resultado só está disponível nos Estados Unidos em inglês.

Na página de Discovery. Até a presente data, só está disponível nos Estados Unidos em inglês.

Como fazer?

Existem dois caminhos básicos para a criação de Stories:

Através da tecnologia AMP

Crie uma história em AMP e teste através dessa ferramenta.

Você pode adicionar Dados Estruturados relevantes para expandir a lista de lugares onde elas podem aparecer. Eles facilitam que elas também apareçam no carrossel de notícias ou carrossel de host.


Através do Plugin para WordPress do Google

Se você tem o seu website feito em WordPress, o Google tem uma novidade maravilhosa. Em setembro lançaram o plugin que facilita para que você crie suas Stories diretamente pelo WordPress.

O plugin ainda está bem básico e tem muito que melhorar, mas ajuda muito!

Nem toda Web Stories aparece nos resultados

O Google sugere uma série de práticas para aumentar suas chances de que apareçam nos resultados:

  1. Elas precisam estar completas, contar toda a história e não podem ser muito comerciais. Por exemplo: se sua história são ’10 Lugares para conhecer em São Paulo’, ela precisa ter todos os 10 lugares, sem que o usuário precise fazer nenhum click para acessar o restante da informação. Além disso, não são permitidas Stories cujo o único objetivo é promover um serviço ou produto
  2. A História tem que ter no mínimo 5 e no máximo 30 páginas, sendo que o mais recomendado pelo Google é ter entre 10 e 20 páginas
  3. Programa de afiliados: você só pode incluir um link de afiliados por História (lembramos que é considerado História todas as páginas publicadas)
  4. A contagem de caracteres indicada é de menos de 40 para títulos e menos de 200 para textos
  5. Prefira o formato vídeo, a duração não pode passar de 60 segundos por página, sendo 15 segundos por página o mais recomendado
  6. Cuide da qualidade de suas imagens e vídeos. Não serão permitidos elementos visuais de baixa qualidade e pixelados

Além disso, para o requisito mínimo é que obedeça as Diretrizes para Webmasters e respeite às Políticas de conteúdo do Google Notícias. Ou seja, o seu site tem que oferecer conteúdo de qualidade, relevante e único. Além disso não serão aceitos conteúdos de cunho sexual, que infrinjam direitos autorais, que causem danos a pessoas ou animais, práticas enganosas, ameaças, incitação ao ódio, fake news, que divulgue informações confidenciais, terrorismo, violência e spam.

Vale a pena gastar tempo com Web Stories?

Fazer uma História, seja pela AMP ou pelo Plugin, não é um processo rápido. Ele requer algumas horas da sua vida ali, na frente do computador decidindo elementos de design e storytelling. Como é bem recente, por enquanto ainda não existem nenhum outro Plugin ou sistema de terceiros que facilite sua vida.

De um modo geral, as Web Stories deixam os resultados de busca mais coloridos com cara de revista, além de oferecer informações bem visuais para sua audiência. Por essas razões, eu acredito que tenha grandes chances de que vieram para ficar, mas na verdade é que é tão novo que não sabemos ainda como vai ser nem o quão a sério o Google está levando.

É importante lembrar também que até o momento, as aplicações mais importantes ainda não estão disponíveis fora dos Estados Unidos, que são a página de Discovery e os resultados enriquecidos de Visual Stories.

Com bases nessas informações, vale a pena fazer Web Stories?

Até a presente data eu não acredito que justifique criar Stories para todo o seu conteúdo, pelo menos até termos uma ideia melhor de o quanto o Google está levando a sério.

Mas também não recomendaria ignorar completamente!

Como tudo (ou quase tudo) no universo SEO, recomendaria experimentar sim, e acompanhar de perto as estatísticas do seu site. Crie Web Stories para dois ou três conteúdos estrela que você tenha e monitore o seu site pelo Search Console e Google Analytics. Veja se surte impacto em impressões e visitas, se ajudam nas conversões, essas coisas. A vantagem é que deve ter muita gente com preguiça de investir tempo, e que se você tiver sai na frente!