Relatórios do Google Analytics 4

Entenda o painel de relatórios do GA4

Uma vez instalado o GA4 na sua página, é hora de entender o que acontece dentro da ferramenta. Esse artigo leva em consideração que você já instalou o GA4 no seu site. Caso esteja buscando informações de como fazê-lo, dá uma olhada no artigo anterior, que contém instruções detalhadas com imagens.

Vamos inicialmente conhecer aspectos gerais comuns a todos os relatórios, além de nos familiarizar com termos importante ao universo Google Analytics.

Considerações iniciais

Métricas X Dimensões

Todos os relatórios do Google Analytics são feitos levando em conta métricas e dimensões. Entender o que cada um desses termos sigfica é útil na hora de personalizar o seus próprios relatórios para que apresentem a informação que você precisa para otimizar sua campanha.

Dimensões

São atributos dos seus dados, ou tudo aquilo que pode ser medido. Exemplos de dimensões são país, cidade, tipo de navegador ou idioma.

Métricas

São medidas quantitativas. Tudo que é número ou que conta alguma coisa. Exemplos de métricas seriam o número de sessões, número de usuários, média de tempo em página, etc.

Todo relatório é formado, no mínimo, por uma dimensão e uma métrica, por exemplo: o número de usuários (métrica) em São Paulo (dimensão). Entender essas possibilidades de combinações são importantes na hora de preparar relatórios de campanhas, por exemplo.

Personalização dos relatorios preexistentes

Absolutamente todos os relatórios preexistentes na plataforma do Google Analytics que vamos discutir a seguir podem ser personalizados adicionando um máximo de duas dimensões secundárias.

A melhor maneira de explicar isso seria com um exemplo:

Relatório de Páginas e Telas  (Engajamento)

Tomemos como exemplo o relatório de Páginas e Telas (Engajamento).

Ele mostra as páginas do site por visualizações, usuários, novos usuários, vializações médias por usuário, etc.


Instruções para adicionar comparação,  no relatório de páginas

Se por algum motivo eu queira ver somente as visitas do Brasil:

Clicar em Adicionar comparação, em seguida escolher a dimensão desejada e clicar em Aplicar.


O relatório é ajustado para mostrar somente as visitas nas quais o usuário estava no Brasil.

Qualquer mudança realizada nos relatorios preexistentes está visível somente no momento que a faça, ela não fica salva. Para criar relatórios completos que ficam salvos tem que fazer pelo Data Studio, que vamos falar em um próximo artigo.

Página Inicial

Página Inicial: Google Analytics

Oferece um resumaço da atividade da sua web.

Sinceramente, é uma página usada para passar rapidamente a ideia do que acontece na sua página, entretanto para qualquer decisão de otimização existem uma série de fatores a se considerar que não estarão aí. No mundo real, a gente raramente usa alguma informação dessa página (a não ser por exemplo que tenha que responder alguma pergunta rápida em alguma reunião).

Ela permite personalização dos informes, mas eles não ficam salvos na conta.

Tempo Real

Tempo real: Google Analytics

Essa página é usada principalmente para checar se o código de Analytics está instalado corretamente. Mostra a atividade real da sua web nos últimos 30min. Uma coisa interessante mas que não tem lá muita serventia, é que clicando em Ver Resumo do Usuário (canto superior direito) você tudo sobre um usuário aleatório que esteja no momento no seu site.

Dados ao vivo do Google Analytics
Painel de Resumo do Usuário

Ciclo de Vida

Ciclo de Vida: Google Analytics

Ao entrarmos na ferramenta de Google Analytics 4, uma das primeiras (e mais importantes) coisas que se nota é a distribuição dos informes predefinidos. Se você está acostumado com a versão UA, a maior diferença é que eles agora estão organizados seguindo um funil de vendas do marketing, e que existem muito menos relatórios.

Dentro, existem 4 subcategorias:

Aquisição: a maneira pelo qual um usuário chegaria no seu site
Engajamento: a maneira como interage com seu site
Monetização: se refere ao seus objetivos ou vendas
Retenção: dados sobre fidelização de audiência

Vamos olhar agora cada um desses painéis individualmente.

Aquisição

Os informes de Aquisição nos mostram a origem do tráfico que levou usuários ao nosso site. Em outras palavras responde a pergunta: DE ONDE VÊM?

Existem três informes pré estabelecidos dentro de Aquisição:

Visão Geral

Um resumão com números de usuários, novos usuários ou sessões por países, meios ou origem. Quando alguém chega no seu site pela primeira vez, estas são as fontes de tráfico.

Aquisição de Usuários
Aquisião de Tráfego

Maior detalhe dos relatórios resumidos da Visão Geral. Mostrará tabelas com outras métricas, como taxa de engajamento, eventos por sessões, etc.

Engajamento

Um resumo do engajamento da sua página. São relatórios que te mostram o que os usuários fazem na sua página. Informação como: tempo médio, sessões por usuários, engajamento nos últimos 30min, eventos, etc.

Assim como os informes anteriores, apresenta 3 divisões:

Visão Geral

Um resumão de todos os eventos e todas as páginas.

Eventos

Informações detalhadas de eventos. Aqui você pode ver os eventos mais populares, e alguns dados adicionais.
Se você está buscando algum evento em específico, também te permite analisa-lo em maior detalhe.

Páginas de Tela

Informações de cada uma das suas páginas: número de visitas, visualizações, tempo médio, etc.
Automaticamente te mostra as páginas por nome, mas você pode mudar para URL ou agrupar por tipo de conteúdo.

Mudar para URL ou agrupar por tipo de conteúdo.

Monetização

Todo relacionado à questão de monetização da sua web e lucro.

É particularmente útil para E-Commerces, mas pode ser usado para qualquer tipo de conversão, desde que esteja configurada como tal.

Está dividido em 4 relatórios:

Visão Geral

Um resumo de todo o lucro/conversões do seu site: vendas, usuários convertidos, média de conversões por usuário, itens mais populares, etc.

Compras de Comércio Eletrônico
Compras de Aplicativo

Informações detalhadas das conversões realizadas no e-commerce ou aplicativo, dependendo do que você estiver trabalhando.

Anúncios do Editor

Um resumo de todo o lucro do seu site por anúncios. Isso ocorre por exemplo quando você habilita o seu site para mostrar anúncios.

Retenção

O relatório de retenção mostra como seu aplicativo ou site é capaz de reter visitantes. Ali você terá informações como Usuários Novos X Recorrentes, retenção/engajamento por coorte (categorias de usuários), valor do usuário, etc.

Usuários

Demografia: informações específicas de identificação dos usuários do seu site

Aqui estarão todas as informações específicas de identificação dos usuários do seu site (e seu público).

Ele se divide em informações demográficas e tecnológicas.

Informações Demográficas

Tudo que se refere às informações sobre sua audiência: geografia, idade, gênero, interesse, etc.

Os dados são coletados em uma combinação do que está no perfil Google dos seus visitantes e o comportamento deles na internet.

Tecnologia

Dados relacionados à tecnologia. No caso do Caipirinha, todo o tráfico é proveniente da web, mas se você tem um aplicativo, por exemplo, sairia aí informações como Web, iOS e Android.

Além do breakdown pelas plataformas que você utiliza, também é possível ver o breakdown de tecnologia da sua audiência, se eles vêm seu site pelo celular, ou se usam Google Chrome, por exemplo.

Esse tipo de informação é boa para otimizar seu site para que funcione bem no tipo de tecnologia que sua audência usa.

Dados relacionados à tecnologia.