…e o que elas tem de bom
As Web Stories para as buscas do Google foram lançadas em 2018. Hoje, mais de 3 anos depois a gente já pode dizer que elas vieram para ficar!
Se o termo é novo para você, calma, eu te explico!
O que são as Web Stories?
Similar a stories das redes sociais, os Web Stories de Google são um formato gráfico que aparecem em tela cheia e servem para complementar os resultados de busca com elementos gráficos interativos. E, diferentemente das redes, esse recurso não desaparece com o tempo.
Além de te permitirem sair em mais lugares nas buscas do Google elas são um recurso valioso para enriquecer os seus artigos e a experiência do usuário da sua página.
Veja abaixo cinco exemplos de websites que fizeram um ótimo uso do recurso. Não deixe de comentar ao final desse artigo se você acha que vale a pena investir tempo em criar stories!
Se você estiver buscando mais informações sobre Web Stories, como criar e usar o plugin desenvolvido pelo Google, eu sugiro ler esse artigo aqui.
Exemplos de Web Stories
Revista trip
Essa web story foi desenvolvida pela revista Trip para explicar a Igreja do Reino da Arte na Rocinha.
Combina texto muito bem escrito com mídias em alta qualidade. Faz muito bom uso de vídeo e de áudio.
Essa story é um exemplo excelente, que foi adicionado até pelo próprio Google! Eu particularmente sugiro você dar uma olhada nos outros materiais produzidos pela revista, que são fantásticos também.
Aliás, eles usam o formato tão bem que criaram uma seção no site deles só para expor as histórias visuais.
Tenho Mais Discos Que Amigos
Nosso segundo exemplo de hoje vem do site de notícias Tenho Mais Discos que Amigos.
Igualmente ao que acontece na revista Trip, o site usa o recurso dos stories para enriquecer seu conteúdo escrito. Oferecem aos seus leitores uma experiência mais gráfica e interativa, que me arriscaria dizer que se aproxima de um amigo te contando a história da música, mostrando exemplos.
Também sugiro dar uma olhada na seção de stories.
Veja só como combinam fotos, vídeos, áudio e texto para explicar o conteúdo. É bem legal ver essa sequência de stories com os vários exemplos de execução de Beggin, não é?
Tutu da Ju
Nosso terceiro exemplo de hoje vem de um blog de balé.
O Tutu da Ju usa os Web Stories para levar o leitor para conhecer novos lugares relacionados ao mundo do balé, para apresentar elementos da dança e para discutir pontos de vista.
Sugiro dar uma olhada no blog para se inspirar e ver várias maneiras diferente que você poderia usar o recurso!
Steal The Look
Aqui vemos como um web story pode ser usado para promover vendas.
Aqui, estão 7 imagens de vestidos, com breves comentários em formato de texto. Preste a atenção na qualidade de imagem e na quantidade de texto.
O story responde a uma possível pergunta de uma audiência que gosta de moda, sobre o que usar na estação, de uma maneira gráfica e interessante.
Veja também como um link por foto é adicionado. São todos o mesmo e levam artigo original onde você pode conseguir mais informações para comprar o artigo mostrado.
Lembramos que o Google não quer que você coloque milhões de links por story, assim essa seria uma ótima opção para você divulgar seus links de afiliados.
Mania de Decoração
Quer ensinar como fazer alguma coisa? WEB STORIES!
Veja aqui o exemplo do blog Mania de Decoração, onde a autora combina textos curtos e diretos com pequenos vídeos explicativos para ensinar como fazer uma lareira portátil.
Aproveite e dê uma olhada também nos seus outros stories, e se inspire nas várias maneiras que você pode ensinar sua audiência o passo a passo de alguma coisa.
E aí, vale a pena?
Agora que te apresentamos 5 bons exemplos de Web Stories lançamos a pergunta: e aí você acha que vale a pena investir tempo criando essas stories?
O formato não está ativo em muitos países, mas chegou no Brasil em outubro de 2020. Assim, se o seu público é brasileiro a gente acredita que vale a pena SIM.
Não apenas porque seu site pode sair em mais lugares nas buscas (apesar de isso ser um super plus), mas porque ele melhora muito a experiência dos seus usuários na sua página. Com uma melhor experiência, eles passam mais tempo no seu site. Quanto mais tempo em página, melhor o Google interpreta que ela seja.
Outro plus é que o Web Stories pode ser compartilhado. Hoje eu compartilhei 5, veja só. E, o que é um Story compartilhado? Um backlink!
A gente sabe que a maior quantidade de sites relevantes ao seu tipo de conteúdo que façam links ao seu site, melhor é para o SEO. Linkbuilding é um passo super importante para Google considerar a relevância do seu site para cada busca. Por que não oferecer um recurso gráfico interessante para se compartilhado por outras páginas que estejam falando exatamente dos mesmos tipos de coisa que você fala?
Hoje sites grandes como a revista Trip (citado) ou jornais como a Folha de São Paulo e o Globo já estão investindo tempo no recurso! E se ninguém nunca te disse isso, te digo eu: se os grandes estão investindo tempo e dinheiro em alguma coisa, não é porque não vale a pena 😜